POR DENTRO DA POESIA
Ninfa Parreiras
Como tem sido a aproximação das crianças e dos jovens à poesia? Os poemas são trabalhados nas salas de aula? Como os professores lidam com os versos e como os leitores recebem a poesia? A poesia está presente nas leituras das famílias? São questões relevantes que nos levam a pensar a poesia no universo escolar e social em que vivemos.
A poesia é uma expressão gostosa de ser ouvida, de ser lida em voz alta, de ser passada de uma pessoa à outra. Trazemos aqui alguns registros de publicações e de atividades com e sobre a poesia que têm acontecido em diversas partes do nosso país.
- DIA D CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (31 de outubro 2011) comemorado na Estação das Letras, Rio de Janeiro, RJ
No dia 01 de novembro, em homenagem a Drummond, os alunos do curso de Literatura Infantil (terças, às 18h40) vão fazer leituras de poemas do poeta de Itabira, além da leitura de textos criados pelo participantes do grupo.
- SARAU DE POESIA NO RIO DE JANEIRO, RJ
No dia 01 de novembro, em homenagem a Drummond, os alunos do curso de Literatura Infantil (terças, às 18h40) vão fazer leituras de poemas do poeta de Itabira, além da leitura de textos criados pelo participantes do grupo.
- SARAU DE POESIA NO RIO DE JANEIRO, RJ
O Sarau acontecia na Livraria DaConde, situada no Leblon, no Rio de Janeiro, RJ, coordenado pela professora e poetisa Helen Queiroz. Desde setembro de 2009, uma vez ao mês, sempre numa quarta-feira, entre 19h e 21h, crianças e adolescentes se encontravam para ler poemas e tocar seus instrumentos: flauta, violão, guitarra, piano... Em algumas vezes, havia a participação especial de corais de crianças de escolas de bairros diferentes. Também costumava haver a presença de autores de literatura infantil, que conversavam com o público sobre poesia. No Sarau, as crianças levavam livros de casa, consultavam livros da livraria, faziam leituras e comentários sobre o que leram. Muitas separavam poemas para ler para o grupo, o que mostrava a satisfação de cada uma em participar da noite poética. A partir de 2011, o Sarau acontecerá na Livraria da Travessa de Ipanema, RJ.
- A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA ESPALHA POESIA PELO BRASIL
Escrita e ilustrada por André Neves, a obra A caligrafia de Dona Sofia, atualmente publicada pela editora Paulinas, está na 9ª edição. É um sucesso entre os professores e os alunos em escolas de todo o país. A personagem é uma professora aposentada que envia poemas aos amigos, além de registrar poemas em sua casa. Na obra, há mais de 50 poetas com estrofes ou versos citados, ao longo do relato. É uma antologia de poesia, com poetas contemporâneos e clássicos e uma bibliografia completa ao final. Tive a oportunidade de conhecer em Minas Gerais , no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e em outras partes, projetos de leitura que se inspiraram em Dona Sofia : colchas poéticas, varais de poesia, caixas de poemas, bibliotecas dedicadas à poesia, cadernos de poesia... Para adquirir a obra: http://www.paulinas.org.br/
- INSTITUTO CULTURAL ELIAS JOSÉ – ICEJ, GUAXUPÉ, MG
Coordenado por Sílvia Monteiro Elias, viúva do poeta Elias José, o ICEJ foi criado em 2008 e funciona na cidade de Guaxupé, MG. Recebe a visita de escolas com alunos de até 12 anos. No ICEJ, as crianças têm contato com livros do poeta, além de obras de literatura infantil. Em 2009, foram mais de 1000 crianças que participaram dos projetos Contação de Histórias e Incentivo à Leitura, além de mais de 1000 crianças beneficiadas pelo projeto Caixa Mágica de Surpresas que vai até creches e escolas do município. A memória do poeta Elias José está viva no ICEJ e no contato de cada criança com os livros. Há um espaço com biblioteca, sala de fantasias, sebo e sala de contação de histórias. Diversas empresas, entidades, e pessoas voluntárias colaboram com o funcionamento do instituto. Acesse para conhecer: http://wwwiceliasjose.blogspot.com
A página do escritor Leo Cunha no Twitter existe desde dezembro de 2009, a Frase & Verso: www.twitter.com;frase_e_verso (com underline entre as palavras, e não hífen). Lá, o consagrado poeta mineiro publica versos, frases, aforismos e palíndromos inéditos, além de comentários sobre notícias da atualidade. Leo também republica, como divulgação, alguns poemas curtos já publicados em suas obras. Sua única regra (auto-imposta) é que ele nunca publica nenhum texto que tenha mais de 140 toques. Nem divide um texto em dois twits, por exemplo. O bacana é que Leo encontrou, na poesia, uma forma de se comunicar com o público de todo o Brasil pelo twitter.
- TIGRE ALBINO: REVISTA VIRTUAL DE POESIA
O Tigre Albino apresenta um panorama e um debate sobre poesia para crianças e jovens. A revista virtual foi lançada em 2007, com edições em março, julho e novembro de cada ano. É produzida por um grupo de voluntários, sem apoios institucionais. Os editores são profissionais de diferentes partes do país: Annete Baldi, Elizabeth D’Angelo Serra, Maria da Glória Bordini, Miguel Rettenmaier, Regina Zilberman, Sergio Capparelli e ainda há um conselho editorial. Cada editor fica responsável por uma seção da revista que traz entrevistas, relato de experiências, resenhas, lançamentos, análises de poemas. Vale a pena conferir:
http://www.tigrealbino.com.br
http://www.tigrealbino.com.br
- 2ª FLIST HOMENAGEIA MANOEL DE BARROS, NO RIO DE JANEIRO, RJ
A Feira Literária de Santa Teresa, organizada em maio de 2010, pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT, homenageou o poeta Manoel de Barros. Com isso, nos meses que antecederam a FLIST, os alunos do CEAT leram e estudaram poemas do poeta do centro-oeste brasileiro. Houve um encontro sobre poesia contemporânea, com a participação de Geraldinho Carneiro e Salgado Maranhão, além do almoço poético, da chuva poética e dos poemas musicados. A FLIST acontece em Santa Teresa no primeiro semestre de cada ano e pode ser mais bem conhecida pelo blog Gato de Sofá: http://gatodesofa.blogspot.com/ ou no site do CEAT: http://www.ceat.org.br/
- ACADEMIA DE GINÁSTICA POÉTICA
Por três anos, o escritor Luiz Raul Machado coordena na Estação das Letras, no Rio de Janeiro, RJ, a oficina ACADEMIA DE GINÁSTICA POÉTICA: EXERCÍCIOS PARA A MENINA DOS OLHOS, dirigida a adultos interessados em ler e escrever poesia. São lidos poemas de autores brasileiros e portugueses, que preparam as atividades de escrita de textos. A cada semestre, são formados pequenos grupos de pessoas interessadas em ler, discutir e criar poesia. Para conhecer mais: http://www.estacaodasletras.com.br