Como distrair a família toda que está em isolamento social? A literatura pode agregar todas as idades. Cada dia, a leitura de um livro ou de um trecho do livro.
Selecionamos aqui algumas obras que recomendamos para todas as faixas etárias, em prosa e em poesia.
Será que você tem algum destes livros em casa? Ou conseguiria adquirir nas livrarias virtuais? Vamos ler!
É uma seleção de livros de autores consagrados e premiados:
Os
Colegas: de Lygia Bojunga, Editora Casa Lygia Bojunga
Primeiro
livro publicado pela autora Lygia Bojunga, conta a história de um grupo
inusitado de colegas: o urso Voz de Cristal; o coelho Cara-de-pau; os vira-latas
Virinha e Latinha; e Flor-de-Lis, uma cadelinha de madame. Juntos, com todas
suas diferenças, vão enfrentar inúmeros desafios e viver de uma forma divertida
e mais leve.
Memórias inventadas: de Manoel de Barros, Editora Alfaguara
São três livros reunidos em um volume que resgata a memória, a fantasia e a sensibilidade. Estamos diante de um tratado sobre a infância e a criação. O menino de Manoel está presente em diferentes etapas da vida e vai comover leitores de todas as idades. Com linguagem simples e plena de nuances, os textos em prosa e em poesia nos mostram outras maneiras de olhar a vida.
As patas da vaca: de Bartolomeu Campos de Queirós, Editora Global
História curta em versos que brinca com as quantidades, as idiossincrasias da vaca e da pata e com os gêneros. É um exercício de lógica, para toda a família ler, rir e se distrair! Para além das patas da vaca, o autor nos leva a refletir sobre a origem da vida, sobre as palavras e as funções das coisas. Ilustrações de Walter Ono imprimem humor e descontração.
Quando eu voltei, tive uma surpresa (cartas a Nelson): de Joel Rufino dos Santos, Editora Rocco
Uma coletânea de cartas escritas ao filho Nelson enquanto Joel estava preso, por razões políticas, na década de 1970. Uma parte considerável da história do Brasil é comentada de pai para filho. Permeadas por muito amor, as cartas trazem um testemunho de anos difíceis que não gostaríamos de viver novamente. A edição apresenta os textos manuscritos (alguns ilustrados).
O menino que espiava pra dentro: de Ana Maria Machado, Editora Global
Um conto que fala de uma criança introspectiva e que recebia pouca atenção da família. Ana Maria desenvolve intertextualidades com histórias conhecidas e traz uma perspectiva do ponto de vista da criança, com a imaginação repleta de ideias. Ilustrações de Alê Abreu levam o leitor a entrar também num mundo de fantasias.
Seleção e textos: Ninfa Parreiras