Leitura: uma aprendizagem de prazer
Suzana Vargas
Edição revista e ampliada
Rio de Janeiro: José Olympio, 2009
No campo dos estudos sobre a leitura e a promoção da literatura, muitas têm sido as publicações nacionais. É uma área de estudos que ganhou espaço e recepção do público no mercado editorial há pouquíssimo tempo. Nas décadas de 80 e 90 houve poucas edições de livros dirigidas aos educadores, autores, editores, especialistas. A obra de Suzana Vargas, Leitura: uma aprendizagem de prazer, relançada recentemente, pode ser considerada um sucesso de edição: é a sua 6ª edição acrescida de alguns capítulos.
Poucos são os livros neste país que ganham novas edições, ainda mais no campo das pesquisas e estudos sobre a leitura, os clamados ensaios. Bravo para a autora e para a editora! O que temos é uma experiência (da professora e promotora de leitura) e um estudo de mestrado da década de 80 (da estudiosa): são marcos na vida profissional de Suzana Vargas. Agora, na nova edição, ganhamos as experiências de Suzana com as rodas de leitura, principalmente no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, e com leituras em grupos (na Casa da Leitura, nas oficinas da Estação das Letras).
Criadora das rodas de leitura que fizeram sucesso no CCBB; da Estação das Letras no RJ (espaço inteiramente dedicado a cursos de criação literária), dentre outras ações de promoção da leitura, a autora vem com a sua bagagem literária para brindar o leitor sobre as suas reflexões acerca da relação leitura/leitor/livro. Mais do que nunca, é o momento para os educadores terem acesso a obras como esta: onde há espaço para reflexão, conhecimento de experiências e uma boa bibliografia. Um espaço de troca, de diálogo entre leitor e literatura que se constrói nas entrelinhas do texto.
Recomendamos o livro como uma obra formadora para o leitor interessado em conhecer literatura, em aprofundar os conhecimentos na área da leitura literária e de práticas voltadas à literatura. Notamos que há duas partes: uma experiência acadêmica, de estudo do mestrado; e outra experiência prática, com as rodas e os grupos de leitura. Aliar a teoria à prática não é uma tarefa fácil para os profissionais. E Suzana traz isso com generosidade, ao dividir com cada leitor a sua trajetória profissional e leitora.
Por sua vez, a obra nos possibilita a oportunidade de discutir que aprendizagem de prazer a autora defende. Leitora atenta e também poetisa, Suzana nos transmite com gosto suas experiências literárias apaixonadas. E nos deixa em dúvida: se há prazer, se há satisfação, se há gosto, se há formação da leitura. O certo é que a leitura literária suscita dúvida, conflito, não fecha caminhos nem responde perguntas, abre questões e novas formas de desejar, para os que somos sujeitos da nossa própria história.
Destacamos o capítulo sobre literatura infantil, muitas vezes excluída de estudos sobre a literatura. A obra Marcelo, marmelo, martelo, da consagrada autora Ruth Rocha, é tomada como exemplo e discutida no âmbito das obras para as crianças, com relevância para a fantasia que habita esta importante etapa do desenvolvimento humano.
Leitura: uma aprendizagem de prazer chega em nova edição para leitores diversos: educadores, livreiros, autores, editores, professores, bibliotecários, estudantes das áreas de humanidades... Todos que quiserem conhecer mais sobre a leitura literária!
Ninfa Parreiras
